sábado, 27 de Abril de 2024  23:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-10-2007

A proposta corresponde a uma indicação não vinculativa da UNESCO


Região de Turismo de Aveiro discute candidatura da Ria e do Moliceiro a Património da Humanidade

O presidente da Região de Turismo "Rota da Luz", Pedro Silva, anunciou que vai ser proposto o alargamento à Ria e ao habitat envolvente da candidatura do Barco Moliceiro a Património da Humanidade.

Em declarações à Lusa, Pedro Silva precisou que a proposta deverá ser formalmente apresentada na reunião de Outubro da comissão regional de turismo, em que têm assento representantes de 29 entidades, nomeadamente autarquias, associações de agentes de viagens, de hoteleiros e de restauração.

A proposta corresponde a uma indicação não vinculativa da UNESCO e integra o estudo a ser apresentado, que identifica as valências mais elevadas da candidatura, segundo o presidente da Rota da Luz.

"O estudo aponta para uma questão nova, que é a inclusão do habitat, da Ria e das salinas, para que a candidatura seja mais forte, o que implica diálogos necessários com as autarquias locais", explicou Pedro Silva.

No mesmo sentido, o arquitecto Rui Losa, que coordena o processo e foi responsável pela candidatura do Porto a Património da Humanidade, havia defendido, aquando da apresentação do estudo prévio, que a candidatura deveria abranger a Ria de Aveiro e ser aproveitada para corrigir problemas ambientais.

Falando aos jornalistas sobre o estudo prévio para a candidatura da Ria e do barco moliceiro a património imaterial da Humanidade, Rui Losa advertiu que o processo poderá demorar anos.

"A lista indicativa nacional tem 10 bens compatíveis e cada país só pode indicar um por ano, pelo que não há que ter pressa, nem precipitações. O que há é que estudar a Ria e aproveitar esse tempo para corrigir problemas que possam prejudicar uma eventual candidatura, nomeadamente questões ambientais, de ordenamento e paisagísticas", disse.

De acordo com o coordenador, para quem "a Ria é um bem cultural de indiscutível valor", terá de ser ponderada a qualidade da Ria "como paisagem cultural evolutiva e viva, considerando a sua complexidade e as múltiplas actividades ligadas à Ria, como o sal, a agricultura e a própria indústria, integradas ao longo de séculos, que foi gerando esta paisagem e suporta toda esta gente que vive da Ria".

A candidatura, uma vez definido o seu âmbito, será depois apresentada à Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO).

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®